De acordo com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, em 2022 o Brasil celebrou a colocação como o 7º maior produtor de cacau no mundo e também ocupava a 7ª posição entre os maiores exportadores de cacau e seus derivados. E aqui podemos visualizar um leque de muitas oportunidades para o setor de embalagens de chocolate.
A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) aponta que o país exportou, no ano passado, 33,521 mil toneladas de chocolates e 54,756 mil toneladas de derivados do cacau, gerando US$ 226 milhões de dólares. Ou seja: trata-se de um mercado muito competitivo e poderoso.
E o principal destino do chocolate brasileiro é a Argentina, seguida por Estados Unidos e Chile.
Os dados deixam claro, portanto, que o cacau e, claro, o chocolate, são considerados itens essenciais do dia a dia em várias partes do mundo.
Sem dúvida, existe uma grande indústria por trás desse produto irresistível, em que o design, inclusive das embalagens, desempenha um papel importante.
Por isso, queremos celebrar o Dia Mundial do Chocolate explorando os principais aspectos deste mercado competitivo, desde a sua história e produção até sua embalagem, sempre cuidadosamente pensada, considerando para tanto design, características de proteção do produto e transporte.
Afinal, segundo Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), no período de janeiro a maio de 2022, foram exportadas pelo Brasil 14,038 mil toneladas de chocolates, 20,232 mil toneladas de derivados e 273 mil toneladas de amêndoas de cacau.
Pensar o transporte destes produtos implica pensar as variantes envolvidas neste processo, principalmente a questão da embalagem, que pode, inclusive, contribuir para o destaque das marcas no mercado, uma vez que a variedade de produtos disponíveis é imensa, o que torna a competitividade ainda mais acirrada.
O cultivo do cacau remonta a cerca de 5.000 no passado, em áreas do norte da América do Sul, e já naquela época essa área oferecia uma grande variedade de chocolates.
Mas mesmo com todos os sabores e combinações inimagináveis, o chocolate é uma categoria de produtos onde a diferenciação é difícil.
É por isso que as empresas utilizam a embalagem com tanta engenhosidade, sendo esse elemento essencial em um mercado já saturado.
Como podemos constatar facilmente andando por qualquer supermercado e observando as as prateleiras, a importância da embalagem no chocolate é peça fundamental na distinção de cada marca.
Dos designs divertidos, aos sóbrios, é fundamental conhecer os diferenciais de cada marca para que possam ser captados em seu design.
Além disso, os materiais ajudam a criar uma experiência de marca ainda mais completa.
Desde aquelas que permitem uma abertura fácil, até materiais orgânicos onde o design pode ser capturado de forma otimizada, a embalagem de chocolate tornou-se um dos projetos mais desafiadores para um designer.
Com o uso de plásticos flexíveis, a conservação do sabor e da textura dos chocolates pode ser garantida, desde que se utilize um material de qualidade, com origem de confiança.
Num mercado tão competitivo, e com tanto espaço para crescimento, considerar a empresa parceira para fornecimento da matéria prima de produção das embalagens é um passo fundamental para se estabelecer no mercado.
Na Limer-Cart, você encontra o material perfeito para a confecção de filmes plásticos e embalagens flexíveis que vão te garantir segurança e destaque no mercado de embalagens para chocolate.
FONTES:
www.marketresearchfuture.com
https://www.abicab.org.br/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/
Aproveite esta oportunidade. A Limer-Cart está aqui para te ajudar!
Visite nosso site e vamos conversar: www.limer-cart.com.br