Para onde vai o mercado de embalagens flexíveis

Embalagens flexíveis

Alguns estudos, como este da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens, confirmam que a produção e o consumo de embalagens plásticas têm crescido, o que significa um momento de muitas oportunidades, especialmente para os mercados de embalagens e filmes flexíveis para embalagens. Mas também existem muitos desafios, como veremos a seguir. 

A Innova Market Insights descobriu que 61% dos consumidores em todo o mundo acreditam que o aumento do uso de embalagens plásticas é necessário por razões de segurança desde a pandemia de COVID-19. 

Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, 72% dos consumidores acreditam que o plástico é mediano ou melhor na reciclagem em comparação com outros materiais.

E cerca de metade dos inquiridos, 52%, afirmou que pagaria mais por um produto se este fosse embalado em embalagens recicláveis. 

Isso sugere que as marcas com visão de futuro continuarão a se concentrar em embalagens plásticas recicláveis. 

A Innova Market Insights afirma que a tendência é reconhecível, por exemplo, em uma mudança crescente para filmes monomateriais, como dos filmes flexíveis de BOPP que você pode encontrar no site da Limer-Cart.

A Innova Market Insights revela também que preocupações ambientais como “impacto de carbono”, “embalagens reduzidas” e “sem plástico” para alimentos e bebidas quase dobraram desde 2018, chegando a 92%. 

A Comissão Europeia descobriu que mais da metade, 53%, das alegações de produtos que avaliou em 2020 continham “informações vagas, enganosas ou infundadas sobre características ambientais”. 

E os consumidores pesquisados ​​em todo o mundo estão pedindo mais transparência nas alegações de sustentabilidade.

Outra pesquisa de tendências sobre os hábitos de consumo, realizada pela Mintel, também confirma que os consumidores estão mais atentos e mais exigentes quanto à questão da sustentabilidade e sobre como as marcas lidam com ela.  

Com estas tendências já consolidadas, o uso do filme flexível de BOPP para produção de embalagens flexíveis se torna um trunfo, uma vez que, sendo monomaterial, este é um tipo de plástico completamente reciclável e que, ao mesmo tempo, oferece a mesma proteção que o poliéster. 

Além disso, as embalagens produzidas com filmes flexíveis de BOPP são muito mais leves, versáteis e práticas, o que significa que mesmo a questão do transporte se torna mais sustentável, uma vez que é possível transportar mais produtos por vez, reduzindo a quantidade de viagens e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa. 

Sua versatilidade também o torna mais sustentável, pois sua produção pode ser feita de maneira mais personalizada, de modo a desperdiçar menos matéria prima e utilizar menos energia. 

Principais tendências do mercado de embalagens:

Portanto, agora que você já está por dentro do panorama geral do mercado de embalagens, vamos fazer um apanhado das principais tendências para o setor. 

Confira!

Embalagens flexíveis de BOPP

O plástico, depois da pandemia, passou a representar ainda mais segurança para o consumidor, que está em busca de maior autocuidado do que nunca. 

Outra tendência importante de mudança nos hábitos de consumo apontada pela Mintel é o desejo de praticidade. Muitas refeições são substituídas por lanches estilo snack, por exemplo, e a busca por alimentos saudáveis também faz parte desta tendência. 

Aliar alimentação rápida, prática e saudável ao cotidiano requer embalagens compatíveis com estas necessidades, e o filme flexível de BOPP é a resposta para esta equação: embalagens de BOPP são seguras, leves, versáteis e práticas. 

E, é claro, não podemos esquecer que a embalagem flexível de BOPP está totalmente alinhada com a tendência a seguir. 

Sustentabilidade

Não é possível falar em progresso, hoje em dia, sem levar em conta a importância da sustentabilidade. 

E ela não pode estar presente apenas no discurso, é preciso que as empresas tenham, de fato, práticas sustentáveis. 

Os consumidores ao redor do mundo todo exigem cada vez mais a transparência do produto em relação às alegações de sustentabilidade, com 47% querendo ver o nível de impacto ambiental de uma embalagem ilustrado como uma pontuação ou grau, e 34% dizendo que uma pontuação de pegada de carbono reduzida influencia positivamente sua decisão de compra, segundo o relatório “Top Packaging Trends 2023: “Plastics circularization” leads sustainability charge amid greenwashing backlash”.

O filme flexível de BOPP, por ser um produto monomaterial, representa um avanço na produção do plástico reciclável. 

Além disso, como já dissemos, a própria questão da distribuição e transporte do BOPP faz diferença quanto à sustentabilidade, gerando menos emissão de gases poluentes pela leveza do material. 

Embalagens flexíveis com tecnologia e conexão

A pesquisa da Innova revelou que 77% dos consumidores em todo o mundo estão interessados ​​em usar seus smartphones para interagir com tecnologias de embalagem conectadas na embalagem. 

Tecnologias como códigos QR e NFC podem ser usadas para criar maior transparência do produto, por exemplo, exibindo informações e notas do produtor ao consumidor para descarte.

Embora essas tecnologias tenham sido implementadas principalmente para aumentar o envolvimento da marca do consumidor com programas de recompensa de fidelidade e coleta de big data para marketing direcionado, elas estão sendo cada vez mais empregadas como ferramentas para apoiar a circularidade e a inclusão, e o consumidor se adaptou a elas.

Embalagens flexíveis personalizadas

Produtos com embalagens personalizadas têm transformado o conceito de embalagem para algo mais pessoal e personalizado para o comprador, algo em que ele busca encontrar tudo aquilo que precisa saber sobre o produto com facilidade.

Nos últimos anos, os consumidores vêm buscando produtos com embalagens mais personalizadas, que aliam praticidade, informações e funcionalidade diretamente com seus estilos de vida, opiniões, pensamentos e crenças.

As embalagens personalizadas não representam apenas aumento nos lucros para provedores de serviços de impressão, mas também para todos aqueles que desejam sair à frente em seus nichos de mercado, oferecendo uma experiência de unboxing personalizada para seus clientes finais. 

A tendência de hábito de consumo levantada pela Mintel que aponta maior interesse do consumidor em praticidade também evidencia a necessidade de maior personalização das embalagens, que precisam agradar mais ainda as exigências do mercado. 

A personalização de embalagens é imprescindível, ainda, para a diferenciação de marca, podendo fazer com que a sua se destaque no meio de tantas outras, sendo uma poderosa ferramenta de marketing.

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