Tendências na indústria de embalagens e padrões de consumo

As tendências de hábitos de consumo exercem uma influência significativa em diversas áreas da indústria, especialmente no segmento de embalagens flexíveis. Nos últimos anos, observamos uma mudança notável: o aumento da consciência ambiental tem impulsionado um consumo mais responsável.

Essa transformação reflete uma alteração nos padrões de consumo da população, que cada vez mais busca por itens sustentáveis, renováveis e recicláveis. 

E para entender melhor o contexto desta e de outras transformações nos hábitos de consumo, em especial no que diz respeito às embalagens flexíveis, apresentamos algumas informações preciosas sobre o mercado e os padrões que os consumidores têm adotado. 

A pesquisa de Tendências Globais de Consumo 2024 da Mintel destaca as mudanças ocorridas desde a pandemia de COVID-19, como instabilidade econômica, agitação política e avanços na inteligência artificial. Em meio a essas transformações, cinco tendências são apontadas para marcas acompanharem:

  •  Ser humano
  • Mais que dinheiro
  • Renascimento nas relações
  • Nova realidade verde
  • Perspectivas positivas 

Essas tendências são baseadas em sete impulsionadores de tendências da Mintel e se adaptam conforme as mudanças nos mercados. O texto é baseado em dados robustos e opiniões especializadas, oferecendo insights significativos e importantes para marcas. 

Ainda segundo a nova pesquisa da Mintel, à medida que as tecnologias emergentes se tornam mais intuitivas, os consumidores as acolhem de braços abertos, incorporando-as naturalmente em seu trabalho e cotidiano. 

Eles utilizam a tecnologia de maneira intencional para preservar uma sensação de criatividade humana que se manifesta de forma segura, longe das complexidades de um vale estranho.

Contudo, muitos também começam a sentir um cansaço em relação à tecnologia, nutrindo uma nostalgia pela simplicidade do passado. Mesmo as gerações mais jovens, que conhecem apenas as conveniências do mundo digital, se identificam com esse sentimento à medida que a memória coletiva de um mundo pré-tecnológico se torna mais distante. 

Haverá uma forte necessidade de orientação e lembretes sobre o que significa ser humano, indo além da busca por eficiência, à medida que os consumidores anseiam pelo nível de empatia e serviço que apenas um ser humano pode oferecer. Embora a tecnologia em si possa impulsionar a eficiência, as marcas ainda precisarão investir em suas pessoas e comunidades para continuar nutrindo relacionamentos com os clientes.

E o mercado das embalagens flexíveis é afetado diretamente com a evolução do comportamento do consumidor, refletindo os valores e preferências emergentes na sociedade contemporânea. 

Embalagens flexíveis concebidas com materiais eco-friendly, por exemplo, desempenham um papel vital na mitigação do impacto ambiental, alinhando-se à crescente conscientização sobre sustentabilidade e cobrança indireta por parte do consumidor por meio de suas preferências. 

Além disso, a versatilidade e praticidade das embalagens flexíveis atendem à demanda por conveniência, especialmente no contexto das porções individuais, enquanto o design inovador e a capacidade de incorporar tecnologias, como códigos QR, oferecem uma experiência de compra enriquecedora, proporcionando informações detalhadas sobre a origem e a produção dos produtos. 

A possibilidade de criação estética das embalagens flexíveis, aliada à capacidade de contar a história dos produtos, eleva a experiência do consumidor, influenciando positivamente a decisão de compra.

A seguir, trazemos outras informações importantes sobre a transformação dos padrões de consumo e o mercado de embalagens flexíveis.

Influenciadores na era digital: engagement em foco

Com o surgimento dos influenciadores, que orientam os consumidores no universo online, temos, segundo estudo da Teta Pak, o surgimento dos “super líderes”, que exercem grande influência na preferência por marcas na comunidade digital. 

Embora representem apenas cerca de 7% da população online (chegando a 9% no Brasil), segundo o estudo, esses super líderes são os mais ativos nas redes sociais. Mais da metade deles (57%) publica avaliações semanalmente, sendo que cerca de dois terços (65%) afirmam fazê-lo após uma experiência positiva.

Quando engajados com uma marca, esses líderes podem se tornar defensores, disseminando mensagens, influenciando opiniões e contribuindo para aumentar a confiança nos produtos. A interação com esses influenciadores é crucial, pois mais de três quartos deles (78%) esperam resposta das empresas, melhorando a percepção da marca.

Jornada do consumidor: evolução constante

A jornada do consumidor está passando de um formato linear para uma rede de múltiplos pontos de contato. Antes de escolher um produto, ele procura pelo menos quatro fontes de informação, muitas delas fora do controle das marcas, como nas redes sociais.

Durante esse processo, as avaliações dos líderes de opinião se tornam fontes confiáveis para os consumidores. A comunicação omnichannel, ou seja, aquela que se dá por meio de todos os canais de comunicação, é esperada pelo cliente conectado, marcando o fim da comunicação passiva e unidirecional.

Embalagem: estratégia de engajamento

Pesquisas da Nielsen revelam que, em média, 70% das decisões de compra são tomadas diante da gôndola. O tamanho (13%) e o tipo de embalagem (11%) são gatilhos significativos nesse processo. Portanto, as embalagens podem influenciar a compra por impulso, especialmente para produtos como chocolates, iogurtes, queijos, biscoitos e molhos de tomate.

Diante desse cenário, as embalagens podem se tornar estratégicas para engajar os super líderes e, consequentemente, o público em geral. 

A incorporação de códigos digitais para rastreabilidade e acesso a informações desde a matéria-prima até as mãos do cliente é uma prática que transforma o produto em um canal de comunicação. O uso de realidade aumentada e outras tecnologias digitais é uma tendência nesse contexto, permitindo a captura de dados sobre o consumidor.

Tendências: adaptação aos novos hábitos

O novo consumidor, caracterizado pela falta de tempo, influencia constantemente as tendências de mercado, como as identificadas pelas pesquisas de tendências Mintel. 

A alimentação em trânsito tornou-se comum, levando ao surgimento de produtos como café que aquece na própria lata e snacks que podem ser consumidos diretamente, sem sujar os dedos.

Essa mudança de hábitos cria constantemente novas tendências, exigindo que as empresas se ajustem para oferecer produtos alinhados às necessidades atuais do público.

Diferenciação

Ao longo do tempo, as embalagens evoluíram para atender às demandas dos consumidores. A busca por hábitos saudáveis levou a embalagens modernas e coloridas para atrair o consumidor preocupado com saúde e bem-estar.

Porções individuais

A redução do tamanho das embalagens e o aumento das porções individuais são impulsionados pelo aumento de pessoas que vivem sozinhas e desejam evitar o desperdício. Apesar disso, no Brasil, muitos consumidores ainda optam por embalagens econômicas com melhor custo-benefício.

Praticidade

A busca constante por praticidade e conveniência leva à aplicação de novas tecnologias nas embalagens. Recursos como embalagens “abre e fecha”, materiais adequados para micro-ondas e filmes que podem ir ao forno são garantias de sucesso.

O consumidor moderno está cada vez mais atento aos impactos ambientais das indústrias, buscando produtos e marcas alinhados com práticas sustentáveis.

Diante dessas constantes mudanças nos hábitos de consumo, as empresas precisam acompanhar de perto as tendências do setor de embalagens para oferecer opções convenientes, atendendo às necessidades do cliente e garantindo a competitividade no mercado.

Na Limer-Cart, estamos atentos a tudo que importa no mercado de embalagens para te ajudar com tudo aquilo que você precisa! Confira mais informações importantes em nosso blog. 

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